Facebook

domingo, 4 de agosto de 2013

Causas e Consequências da Escassez


Sem dúvida, a má utilização da água e a poluição são os grandes responsáveis por o problema da falta da água no planeta, sendo possível destacar a parcela de culpa da agropecuária e da atividade industrial. Em torno de 65% da água do planeta é consumida pela agropecuária, que ainda não possui técnicas econômicas e eficientes para o aproveitamento da água. A indústria consome cerca de 24% da água do planeta, além de poluir lagos e rios, causando também perda de biodiversidade.

As consequências são realmente alarmantes. A carência de água prejudica a produção de alimentos, a economia em geral, e provoca um alto índice de mortes por sede e por doenças. Na falta de saneamento básico, estima-se que em torno de 2,2 milhões de pessoas morram por ano em decorrência de doenças como malária, diarreia e cólera, causadas pelo consumo de água contaminada.

As previsões mostram a possibilidade de uma crise geral de água no planeta nas próximas décadas. O crescimento populacional, a industrialização, e a urbanização das cidades são fatores que evidenciam um aumento significativo no consumo de água.

Se quisermos propiciar um planeta que reúna condições de sobrevivência às próximas gerações, é necessário que busquemos a conservação dos bens naturais, baseada na perspectiva sustentável e até nas pequenas ações individuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger